TOPCAT

Twitter Facebook Instagram

Koko Taylor

Para coroar o sucesso do Top Cat Blues Festival e os grandes resultados do ano, ninguém mais apropiado do que a rainha do blues. Koko Taylor mostrou com suas interpretações porque é considerada a melhor cantora de blues da atualidade, uma verdadeira lenda viva. A fama foi confirmada por todos aqueles que tiveram o privilégio de desfrutar de sua especialíssima performance.

Koko Taylor, a incontestável rainha do blues, explode como a força da natureza em seu novo álbum pela Alligator, ” Force of Nature”. Nascida e criada em uma fazenda em Memphis, no Tennessee, Koko Taylor desde pequena gostava de tocar blues com os irmãos utilizando instrumentos caseiros.

Koko Taylor já recebeu quase todos os prêmios que o mundo do blues pode oferecer. Recentemente foi premiada com o seu 14º Handy Award, o Grammy do blues, fato inédito na classe bluesística feminina. Além disso, Koko Taylor recebeu cinco indicações para o Grammy, conquistando o prêmio em 84, pelo disco ” I Got What It Takes ” . No ano passado, Koko Taylor foi homenageada pelo prefeito de Chicago como ” A lenda do ano ” , e declarou o dia 03 de março como o “Dia de Koko Taylor”.

Koko Taylor faz, em média, 200 apresentações por ano e, recentemente, terminou uma tourneé pelos Estados Unidos ao lado de B.B. King, Buddy Guy, Lonnie Brooks e Junior Wells.

Koko Taylor é a rainha do blues. Ela ganhou este título dentro do meio musical mais difícil e machista que existe que é o blues, levando sua música dos mínimos bares de Chicago até os festivais gigantes e os mais famosos programas de rádio e T.V. Ainda , a respeito do reconhecimento que sua música ganhou ela se recusou a parar por aí.

O jornal ” The Chicago Tribune” a definiu como ” a cantora que mais trabalha com qualidade no show bissness atualmente”.

“Estou fazendo o meu melhor trabalho hoje em dia” ela disse em recente entrevista ,”…estou fazendo o máximo que posso. Se tivesse que parar de cantar amanhã eu simplesmente enlouqueceria”.

Koko também já teve suas gravações imortalizadas nos grandes filmes de hollywood como ” Wild at Heart” “Um lugar no coração”, “Twin Peaks” e ” Blue Velvet”. Em Dezembro de 1988 Koko se apresentou no mais popular dos programas de televisão dos Estados Unidos ” Late night with David Letterman” com uma audiência de mais de 4 milhões de espectadores. Em janeiro de 1989 ela cantou no evento de inauguração presidencial que escolheu apenas os mais significativos e qualificados artistas de blues.

Koko teve como principais influências, Big Mama Thornton e Bessie Smith bem como Muddy Waters, Howlin’ Wolf e Sonny Boy Willianson.

Sua carreira propriamente dita começou quando ela e seu futuro marido Robert “Pops” Taylor mudaram-se para Chicago a procura de emprego. Koko começou a trabalhar como empregada doméstica e à noite e nos finais de semana, ela e seu marido visitavam os principais bares de blues da cidade onde tocavam Muddy Waters, Bud Guy,Magic Sam,etc… e não demorou muito até que ela mudasse de posição de espectadora a dona das atenções.

O ano de 1962 foi muito especial em sua vida, foi quando Willie Dixon (arranjador e compositor) a viu cantar e ficou maravilhado : “Meu Deus, eu nunca tinha ouvido uma mulher cantar blues como você!! Existem muitos homens cantando blues atualmente mas faltam mulheres e é disso que o mundo está precisando hoje, uma mulher como você e sua voz cantando o blues”. Depois disso , Dixon conseguiu um contrato para Koko com a Chess Recording e produziu várias canções para ela incluindo o grande hit que vendeu milhões de cópias em 1965 ” Wang Dang Doodle”, que colocou Koko como o talento feminino de número um no mundo do blues.

Shows Internacionais 1994 – Ficha Técnica

»  Total de shows realizados: 04
»  Patrocinadores: Jornal O Globo, Rádio Globo, American Airlines, Hotel Hilton SP, Hotel Sofitel Rio Palace, Gravadora Warner/Alligator

Site: http://www.kokotaylor.com

Agenda Top Cat

Datas Cidade Local Capacidade
01 dezembro São Paulo Bourbon Street 500
02 dezembro São Paulo Bourbon Street 500
03 dezembro São Paulo Bourbon Street 500
04 dezembro Rio de Janeiro Jazzmania 350