TOPCAT

Twitter Facebook Instagram

Lonnie Brooks

Lonnie Brooks leva seu prazer a sério. As críticas dizem que ele é um dos mais respeitados “bluseiros” que existe. A Rolling Stone chamou o seu trabalho como guitarrista de “simplesmente desconcertante”. Audio classificou-o como “um habilidoso e excitante bluesman” e “distinto compositor”. Se você perguntar a seus fãs, contudo, eles dirão que Lonnie realmente sabe como dar uma festa. Suas incríveis performances ao vivo e gravações são cheias da energia vinda do blues, funk e rock de Chicago. A revista Guitar World diz simplesmente: “Ele é uma chama de potência. Pegue uma caixa de cerveja e esteja pronto para sacudir o esqueleto”.

Nos seus quarenta anos de carreira, Lonnie tirou sua música dos barzinhos e salas do sul para os maiores e melhores festivais e clubes de todo mundo, sem ajuda da MTV ou campanhas promocionais. As críticas sempre falam sobre sua incrível energia nos palcos e grandes e bem-sucedidos discos que faz. Ele se tornou o centro das atenções na mídia internacional, incluindo um artigo de seis páginas na revista Rolling Stone, bem como nas cadeias de televisões e rádios.

Lonnie nasceu e cresceu em Dubuisson, uma pequena cidade de Louisiania. Ele nunca levou a sério a guitarra até mais ou menos completar vinte anos. Mas compensou este tempo perdido com seu primeiro trabalho junto ao superstar do blues, Cliffon Chenier. Nos anos que seguiram, Lonnie tocou diversas vezes em casas de danças do sul americano, barzinhos de estrada, festas de fraternidades escolares e universitárias como músico de Chernier e ator no espetáculo Guitar Júnior.

Com esta crescente reputação regional, Lonnie estava querendo conquistar novos públicos. Em 1959, estava em turnê com Sam Cooke e surgiu a oportunidade de viajar para Chicago. Mas Chicago, a capital mundial do blues, não estava naquela hora interessada num jovem roqueiro. Além disso, a cidade já tinha seu próprio jovem roqueiro. Mas Lonnie estava determinado a deixar sua marca.

Lonnie começou sua carreira como bluseiro nos bares dos guetos da cidade. Assim que sua reputação cresceu, ele começou a gravar de novo, primeiro como um guitarrista de estúdio e depois com seu próprio nome em uma dúzia de músicas em 45 rotações.

A revista Guitar For the Practicing Musician disse: ” Lonnie realmente é um dos artistas que mais dá duro no showbusiness.” Nos últimos 10 anos, a média de show de Lonnie é de 250 por ano, tocando dos menores aos mais sofisticados e enormes estádios e festivais.

Top Cat Blues Festival 1995 – Ficha Técnica

»  Total de shows realizados: 06
»  Patrocinadores: Jornal O Globo, Rádio Globo, Varig, Rede Pathernon-SP, Hotel Sofitel Rio Palace, Gravadora Warner/Alligator

Site: http://www.lonniebrooks.com/

Agenda Top Cat

Datas Cidade Local Capacidade
25 agosto São Paulo Bourbon Street 450
26 agosto São Paulo Bourbon Street 450
27 agosto São Paulo Bourbon Street 450
28 agosto Rio de Janeiro Mistura Fina 185
29 agosto Rio de Janeiro Mistura Fina 185
30 agosto Rio de Janeiro Mistura Fina 185